sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Projeto para utilização de energia híbrida no Estado do ES



O deputado Da Vitória (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa (Ales) três projetos com vistas à exploração e consumo de energia híbrida no Estado. O primeiro, o Projeto de Resolução n° 27/2009, prevê a substituição da energia elétrica convencional para a iluminação da área externa da sede do Poder Legislativo por energia híbrida.

Já os Projetos de Lei 503/2009 e 504/2009 propõem a instituição de programa de produção de energia híbrida no âmbito do Estado. Esse tipo de energia consiste num sistema de aproveitamento da luz solar e dos ventos para abastecer pequenas baterias, que têm capacidade de armazenar energia durante três dias.

“Como a fonte para a geração da energia híbrida é a ação do vento e da luz do sol, podemos considerar que tais insumos são inesgotáveis e renováveis, não restando qualquer resíduo e, assim, não causando danos ao ecossistema. É um gerador de eletricidade por tempo indefinido e ecologicamente correto”, argumenta.

O parlamentar quer que as empresas de energia elétrica do Estado forneçam aos seus usuários a opção de implantar o serviço, com informações necessárias para a aquisição e instalação. Da Vitória acredita que adquirir o sistema é pensar no futuro.

“Acreditamos que construir uma Nação é pensar no futuro em vários sentidos. O homem precisa deixar para as gerações futuras progresso tecnológico, meios de aproveitamento de energia renovável e ambiente saudável, entre inúmeras outras obrigações que tem para com o habitante do futuro, seu descendente”, afirma.

O programa prevê também o desenvolvimento, por parte do Estado, de campanhas para conscientizar a população sobre a importância de reduzir a emissão de gás carbônico (CO2), principal causador do efeito estufa, além de fomentar projetos de pesquisas escolares sobre racionamento de energia e incentivar a criação de novos equipamentos voltados para o sistema híbrido.

A busca por fontes de energia renováveis, que se desenvolvam de forma sustentável, tem o objetivo de suprir uma demanda mundial para a inevitável escassez dos combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, utilizados na produção de energia elétrica. O Brasil utiliza a água como a principal fonte para a produção de energia
fonte: http://www.al.es.gov.br/

4 comentários:

  1. Olá...boa tarde!
    vim, ver suas atualizações e te oferecer o selo blog dedicado a Jesus e deixar o meu abraço fraternal.
    san

    ResponderExcluir
  2. Olá, vim te visitar e te oferecer um presente exclusivo, que estou oferecendo aos meus seguidores.
    E também o selo do dia do amigo - os dois selinhos estão no lado esquerdo do toque
    com carinho
    san

    ResponderExcluir
  3. Olá...vim, te visitar e te oferecer dois selinhos
    1 - selo comemorativo de + de 300 seguidores
    aproveito pra te agradecer por voce ter me proporcionado esta alegria
    2 - selo do dia dos pais
    com carinho
    san

    ResponderExcluir